Perfil do consumidor mobile: entenda a importância de conhecer seu público

 95% dos usuários levam em consideração as avaliações antes de baixar um aplicativo

O comportamento de compra do consumidor vêm sofrendo constantes mudanças, principalmente, com a inserção das novas tecnologias. Na era da influência digital, vemos que as pessoas passaram a dar mais credibilidade ao que as outras dizem. O que era de um para um, passou a ser de um para muitos. Assim, o depoimento de um cliente pode influenciar toda uma cadeia de processos de uma empresa e inspirar, ou não, outro usuário a usar os serviços de determinada marca.

Um estudo realizado pela RankMyApp, empresa especialista em inteligência de marketing e aquisição para mobile apps, em parceria com a Opinion Box em 2020, mostrou os principais fatores que influenciam na hora de baixar um aplicativo. Segundo levantamento, 95% dos usuários consideram as avaliações nas lojas de apps, antes de baixar um aplicativo. Para a maioria (31%), as redes sociais são fundamentais e as indicações de amigos e anúncios também influenciam, com respostas equivalentes a 26% e 20%, respectivamente.

Um dos saltos mais importantes no comportamento de compra que vimos nos últimos anos, principalmente devido à pandemia, foi, justamente, o uso dos aplicativos. E com o avanço da tecnologia e a criação de muitas empresas nativas digitais, entender o perfil do consumidor mobile, tornou-se quase uma obrigação das companhias.

Panorama do consumo mobile no Brasil

Segundo o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise, atualmente no Brasil, cerca de 75% das pessoas que possuem um smartphone, fazem ou já fizeram compras por aplicativos em algum momento. “De acordo com o nosso estudo, quando categorizado pelos aplicativos mais utilizados, as redes sociais vêm em primeiro lugar com 14% da preferência, seguidos por serviços de delivery (11%), bancos e investimentos (10%) e apps de carona (10%).” explica

Quando os dados são filtrados para quem realiza compras todos os meses, o estudo revela que 57% das pessoas têm esse hábito. Destes, 75% do público masculino e 54% do feminino. Ainda é possível destacar que desse total, 91% dos consumidores têm entre 25 e 29 anos, e 65% residem no Sudeste brasileiro.

Perfil dos consumidores que não consomem via mobile

É importante se atentar ao público que não consome online no Brasil, para que possamos traçar estratégias que possam contemplar a dor desse cliente e, assim, aumentar a participação no mercado.

A principal razão para a não realização de compras via mobile dos consumidores, é em sua grande maioria (52%) por não terem cartões de crédito. Este dado é seguido por não confiarem em compras pelo app (33%), não acharem prático (10%) e por pessoas que compram pouco on-line (5%).

Entender o que os consumidores que utilizam os aplicativos querem comprar, também é uma ferramenta importante para traçar a estratégia de sua empresa.

A busca masculina em itens relacionados com a própria aparência têm se destacado nos últimos anos. Pesquisas relacionadas a roupas e acessórios masculinos correspondem a 14% do total.

As demais buscas são: eletrodomésticos e eletroportáteis (12%); alimentos e refeição (11%); cosméticos de saúde e beleza (10%); livros (8%); e utensílios domésticos (8%).

“Portanto, entender o perfil do seu consumidor e suas preferências são excelentes estratégias para alavancar os negócios. Com o crescimento exponencial da utilização dos apps para compras, e com o mercado mobile aquecido e em plena expansão, o caminho para o sucesso das companhias é traçar estratégias para consolidar a marca e se adequar às novas tecnologias, oferecendo a melhor experiência de atendimento ao cliente”, finaliza CEO.

21 de março de 2022