Advogado Sergio Tannuri alerta consumidores sobre pagamentos no feriadão

O advogado Sergio Tannuri, especialista em Direito do Consumidor, faz um alerta importante neste momento que diversas prefeituras anteciparam feriados para diminuir a circulação de pessoas, buscando minimizar o contágio de coronavírus. Como ocorre normalmente nessas datas, as atividades comerciais para algumas áreas são facultativas, enquanto para outras não.

Em muitas cidades, bancos não abrirão durante esse período, mas as obrigações financeiras estarão mantidas. “Os feriados antecipados não tiram do consumidor a obrigação de pagar as contas que vencem no ‘megaferiado’. Mesmo porque não foi decretado nenhum feriado bancário nacional e o sistema financeiro de compensação funcionará normalmente. O fechamento das agências é responsabilidade dos estados e municípios”, afirma Tannuri.

Tannuri destaca que consumidor precisa saber que as datas originais de vencimentos de contas e boletos estão mantidas. Com as agências fechadas, os consumidores terão que recorrer a outros meios para fazer a quitação das dívidas.

“Em época de pandemia, as melhores opções são a internet banking e o aplicativo do banco no celular. Quem não tem acesso a esses meios, poderá quitar seus compromissos em caixas eletrônicos, salas de autoatendimento das agências e casas lotéricas”, orienta o advogado.

O feriadão estará em vigor em diversas cidades do País nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here