Cinco dicas para manter o bem-estar no home office

Fazer uma lista com demandas profissionais e pessoais, pode auxiliar na adaptação | Foto: Freepik

*Por Ricardo Oliveira

O home office chegou para ficar em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus, mas pegou todos desprevenidos. De repente, fomos obrigados a nos adaptar ao trabalho remoto, muitas vezes dividindo o mesmo ambiente com outras pessoas da família, abarcando o trabalho com as tarefas de casa. Essa realidade que modificou a forma de se trabalhar tem se tornado fonte de ansiedade para muitos profissionais, em alguns casos, reduzindo a produtividade.

Para manter seu bem-estar físico e mental seguem algumas dicas:

1. Autoconhecimento
O autoconhecimento é fundamental para manter a mente saudável e fortalecer a inteligência emocional. Por exemplo, no momento em que um pensamento negativo surgir, ele deve ser substituído por outro positivo.

2 – Rotina
A rotina é importante para manter a organização das tarefas. Separe os afazeres domésticos do horário de expediente de trabalho, trazendo maior organização especialmente se houver crianças em casa. Estabeleça uma lista de demandas profissionais e pessoais, estipulando horários de execução e prazos, e estimule a equipe a fazer o mesmo.

3 – Exercícios físicos
Não abra mão das atividades físicas para manter a mente e o corpo saudáveis. Uma caminhada, ou até mesmo uma ioga ou meditação podem ajudar na concentração e no foco.

4 – Comunicação
Seja transparente e pratique feedbacks para ajudar no autoconhecimento e no desenvolvimento de outros profissionais.

Saiba delegar. Peça ajuda de outros colaboradores.

Para não ficar muito maçante e improdutivo, faça reuniões online mais curtas e objetivas.
Pratique a empatia. Use as ferramentas digitais, como o WhatsApp, por exemplo, para enviar mensagens de agradecimento pela ajuda recebida ou para elogiar o colega por uma atitude ou resultado gerado, fortalecendo a conexão entre as pessoas.

5 – Relacionamento interpessoal
O famoso coffee break agora está em novo formato virtual para socialização. Marque encontros online com os colegas de trabalho para falar sobre o dia a dia.

Por fim, além dessas dicas, manter a esperança é fundamental para a sua saúde mental e a de todos ao seu redor.

*Ricardo Oliveira é sócio-fundador da Lion Saúde e especializado em Direito Securitário para planos de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here