Circuito literário online do Sesc será lançado nesta semana

Evento online reunirá grandes nomes da cena literária nacional, além do lançamento da décima edição da Revista Palavra | Foto: Freepik

A Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior circuito literário do Brasil, será lançado em 18 e 19 de março em um seminário, que será transmitido pelo canal SescBrasil no YouTube. O evento reunirá grandes nomes da literatura nacional, como o jornalista e ativista indígena, Ailton Krenak.

Pelo segundo ano, todo o circuito ocorrerá em formato online em função da pandemia da covid-19. Cerca de 40 escritores, poetas, contadores de histórias, entre outros, participarão do projeto que busca promover a literatura nacional por meio de leituras, debates, oficinas e contação de histórias. A programação do circuito terá início em 22 de março, se estenderá até dezembro e será transmitida pela página do projeto no Facebook. Essa é a quinta edição do Arte da Palavra.

O gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego, comenta que: “O interesse pela produção literária no Brasil está em alta, mas é preciso manter uma agenda permanente de intercâmbio entre escritores e leitores. Nessa troca, precisamos considerar também as diferentes formas de leitura, que ultrapassam os limites das publicações impressas. Estamos falando de leituras orais, performances e da disseminação de eventos literários, que promovem trocas regionais muito ricas”, pontua, ao ressaltar que a Arte da Palavra é considerado um circuito completo, porque contempla diferentes manifestações literárias e oficinas.

Seminário Arte da Palavra
Além de Ailton Krenak, os dois dias do seminário terão a participação dos escritores Bruno Ribeiro, Taylane Cruz e Claudia Lage; da poeta e professora de História da Arte, Elimacuxi; do vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017, João Meirelles Filho; da poetisa e artista-pesquisadora, Patrícia Galelli; do dramaturgo e Doutor em Literatura Comparada, Wilson Coêlho; e do idealizador e responsável pelo projeto “Guia de Leitura”, Gelson Bini.

Nos debates, serão tratados temas como a busca do diálogo entre as muitas vozes, que costuram o texto do País; as representações literárias do Brasil profundo na sua diversidade cultural e simbólica; o corpo como matéria e metáfora possível para a criação literária; e o desafio da produção literária como ação estética e política no contexto atual.

Revista Palavra
Durante o seminário, também ocorrerá o lançamento da décima edição da Revista Palavra, publicação literária anual. Em sua matéria de capa, a revista traz reflexões sobre as “Brasilidades Contemporâneas” com assinatura de Marta Barcellos. A jornalista também conduz uma entrevista com o escritor, ambientalista e ativista indígena, Ailton Krenak. A publicação traz ainda artigos de Bruno Ribeiro, Elimacuxi, Ticiane Simões e Wilson Coêlho, além de contos de Carlos Eduardo Pereira, Helder Hérik, Itamar Vieira Jr., Miriam Alves e Taylane Cruz. Há também espaços dedicados a tirinhas e charges, poesia, resenhas e depoimentos.

A Revista Palavra é mais uma ferramenta desenvolvida pelo Sesc para contribuir com a formação de cidadãos interessados pela literatura nacional. A publicação procura refletir a pluralidade cultural das diversas regiões do Brasil, reunindo autores, temas e formas que contextualizem o momento atual das manifestações artístico-literárias brasileiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here