Começam as inscrições para o Fies

Prazo vai até 31 de julho | Foto: Marcello Casal Jr./ABr

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o 2º semestre de 2020, começam nesta terça-feira (28) e seguem até 31 de julho. O resultado será divulgado em 4 de agosto. Pelo cronograma, o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto.

Inicialmente, as inscrições no programa eram esperadas para a semana passada, mas foram adiadas depois que o Ministério da Educação (MEC) identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. Segundo o MEC, a medida foi importante para assegurar “a lisura e a transparência do processo seletivo”.

Para o historiador, cientista político e professor especialista em preparação para vestibular, Thiago Rocha, “o Fies é uma das grandes ferramentas para acesso ao ensino superior. É um programa que, apesar de receber críticas de alguns setores da sociedade, não pode ser descartado como uma importante política pública de inclusão educacional aos nossos jovens”, comenta.

Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. O prazo de convocação por meio da lista de espera é do dia 4 até às 23h59 de 31 de agosto.

Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e que tenha alcançado média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Programa
O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos em instituições de educação superior particulares que participam do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here