CPTM volta a disponibilizar “Bilhete do Desempregado”

A credencial para o trabalhador desempregado tem validade de 90 dias e permite acesso gratuito à CPTM | Foto: reprodução

A partir desta quinta-feira (3), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) retorna o processo para emissão do Bilhete do Desempregado, suspenso desde o final de março, por causa da pandemia da Covid-19. Para garantir a segurança dos passageiros que solicitam o benefício e dos colaboradores da companhia, foram feitas mudanças no atendimento, com parte do processo online.

O trabalhador deverá inicialmente enviar um e-mail para o endereço desempregado@cptm.sp.gov.br. Todas as informações precisam estar legíveis. O solicitante pode enviar uma foto dos documentos ou tirar print screen do aparelho, caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais. Os documentos que devem constar no e-mail são:

1. Registro Geral (RG);
2. Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
3. Rescisão do contrato de trabalho;
4. Página da carteira de trabalho (três páginas): da foto, dos dados pessoais e do registro do último emprego.

Após o envio dos documentos, a CPTM enviará uma confirmação automática de recebimento, informando que os dados serão analisados e respondidos em um prazo de até três dias úteis. Caso as informações estejam corretas, será enviado resposta ao mesmo endereço eletrônico com a data e horário para a retirada do bilhete no posto da Estação Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além de ter interligação com o Metrô.

Se as informações não estiverem corretas ou legíveis, o e-mail solicitará a correção e haverá o mesmo prazo para a nova resposta. Os agendamentos respeitarão a ordem de recebimento dos e-mails com a documentação correta.

Para evitar o deslocamento desnecessário e aglomerações, é importante ressaltar que o atendimento presencial acontecerá apenas mediante agendamento prévio. Este atendimento será iniciado em 8 de setembro, entre 8h e 16h.

A credencial para o trabalhador desempregado tem validade de 90 dias. É fornecida para quem tenha registrado em sua Carteira Profissional, emitida pelo Ministério do Trabalho, a baixa no último emprego há mais de 30 dias e menos de 180 dias.

Os passageiros serão informados sobre a retomada do atendimento por meio das redes sociais e site da CPTM. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento (0800 055 0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site da CPTM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here