Home office: especialista comenta como lidar com o estresse

“Temos que aprender a gerenciar o tempo em casa a nosso favor. Fazer pausas e se alongar são ações muito importantes”, comenta o professor DeRose | Foto: Freepik

Com a pandemia, muitas pessoas passaram a fazer home office. Este novo modelo de trabalho, para a maioria da população, pode acarretar diversas incertezas, inseguranças e até mesmo o estresse excessivo. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), foi estimado aumento do estresse em 50%, desde o início da quarentena. Com isso, o professor de yoga, DeRose, criador do método “DeROSE”, levanta questões que podem ajudar a passar por esse momento com mais tranquilidade, por meio de técnicas para aumentar a vitalidade e produtividade.

“Temos que aprender a gerenciar o tempo em casa a nosso favor. Fazer pausas e se alongar são ações muito importantes durante esse período em casa. Assim, conseguimos nos tornar mais produtivos e aliviar o estresse”, explica DeRose.

O especialista ensina que precisamos buscar o lado positivo das coisas, uma vez que o trabalho home office pode trazer benefícios, pois, home office, o profissional poderá alongar a musculatura à hora que sentir necessidade, fazer exercícios respiratórios para oxigenar o cérebro, fazer uma pausa para meditar por cinco minutos e retornar reabastecido ao trabalho.

“Uma pesquisa estima que a cada jornada de oito horas, dentro do escritório, aproveitam-se apenas duas horas de trabalho produtivo. Em home office, sem dúvida, o profissional vai dedicar bem mais que essas duas horas a seus projetos”, avalia o professor.

Ainda segundo DeRose, o estresse pode ser reduzido naturalmente pela ausência dos horários rígidos e dos deslocamentos, trânsito, transporte público ou estacionamentos.

Questionado sobre como seu método pode apresentar impacto positivo, o professor aponta que os recursos ensinados no DeROSE Method aumentam a produtividade, por meio de técnicas corporais e respiratórias, que contribuem para a vitalidade e mais concentração.

Em um de seus projetos para ajudar nesse momento, DeRose tem feito palestras online, ensinando técnicas simples. “A respiração, por exemplo, atua como uma injeção na veia. E depois, os recursos de concentração, mindfulness e meditação proporcionam um superávit de produtividade”, conclui. O professor também disponibilizou um de seus livros “Reduza o seu Stress”, que pode ser baixado aqui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here