Mindfulness: prática pode ajudar nesta nova realidade

O mindfulness ajuda a melhorar o foco, produtividade e memória | Foto: Freepik

Com a quarentena orientada pelos órgãos de saúde, muitos trabalhadores estão em home office. Com isso, há uma nova realidade que inclui, muitas vezes, cuidados com a casa, filhos e o trabalho, o que pode gerar ansiedade e estresse em muitas pessoas. Para auxiliar neste momento de isolamento social, a instrutora sênior de mindfulness pelo Mindfulness Trainings International (MTI), Luiza Bittencourt, conta que a prática desta modalidade de meditação pode ser uma aliada em várias áreas da vida, inclusive, a profissional.

“Entre os benefícios da prática de atenção plena (mindfulness), estão melhorar foco, produtividade e memória. Quando estamos inteiramente presentes no trabalho, as chances de algo dar errado e termos de refazer são menores”, reforça a especialista. Assim, a técnica ajuda a produzir mais e em menos tempo, pois a pessoa não estará fazendo pausas desnecessárias ou distraindo-se com qualquer coisa. É benéfico para o colaborador em si e para a empresa também.

Luiza destaca ainda que com a prática, as pessoas ficam mais atentas, compassivas, empáticas e tranquilas, o que melhora a comunicação. Exercícios simples que ocupam minutos do dia a dia, já dão início na mudança do cérebro, através da neuroplasticidade, proporcionando os benefícios da prática.

“Se você é destra, procure segurar o copo ou a caneca com a mão esquerda. Se na sua casa todos tem um lugar cativo na mesa de jantar, proponha uma troca e tente sentar em um lugar diferente a cada refeição. Apesar de simples, essas atitudes exercitam o cérebro “, ensina. A seguir, a especialista comenta dicas de mindfulness, para reduzir estresse e ansiedade, aumentar foco, produtividade, sensação de bem estar, trabalho em equipe e saúde. Confira:

1- Pausas conscientes: pare algumas vezes ao longo do dia e sinta sua respiração.

2- Uso consciente dos eletrônicos: estabeleça horários para olhar e-mails ou celular.

3- Início, meio e fim das atividades: não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. É mais produtivo fazer cada atividade com atenção plena.

4- Escuta atenta: esteja realmente presente quando um colega ou chefe estiver falando com você, escute com atenção. Isso evita diversos erros de comunicação.

5- Mindful eating: não coma trabalhando. Quando estiver comendo, apenas coma. Desfrute desse momento tão saboroso.

6- Pratique meditação: a prática regular, mesmo que apenas alguns minutos por dia, muda seu cérebro e traz os benefícios da prática. Tire esse tempo pra você.

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