Quase 20% dos brasileiros estão obesos

Atualmente, 55,7% da população adulta do País está com excesso de peso | Foto: Freepik

O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de adotar hábitos saudáveis para evitar o excesso de peso e as doenças desencadeadas pela obesidade. Atualmente, 55,7% da população adulta do País está com excesso de peso e 19,8% está obesa, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018. O Dia Mundial da Obesidade, a partir deste ano, é lembrado em 4 de março, antes era 11 de outubro.

Dados da Vigitel mostram ainda que 7,7% da população adulta apresenta diabetes e 24,7%, hipertensão – doenças que podem estar relacionadas à obesidade. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2013, indica que dentre os adultos com diabetes, 75,2% têm excesso de peso e, entre os adultos com hipertensão, 74,4% têm excesso de peso. Por isso, é importante ter hábitos saudáveis de alimentação para manter o peso adequado e doenças que podem ser prevenidas.

A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, ressalta que: “A obesidade e as doenças crônicas relacionadas à alimentação são desafios globais e o seu controle e prevenção exigem a implementação de políticas intersetoriais”.

No Sistema Único de Saúde (SUS) é na atenção primária que as pessoas encontram o suporte profissional necessário para orientações nutricionais de prevenção, controle do ganho de peso e manutenção do peso adequado. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), as pessoas propensas a desenvolver obesidade são identificadas e monitoradas para atuação de forma precoce no quadro de ganho de peso excessivo e acompanhamento das enfermidades que podem surgir. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) mostram que, dentre os indivíduos adultos acompanhados na atenção primária no Brasil, 27,3% apresentaram obesidade, em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here