Semasa abre licitação para construção de Estações de Coleta

Previsão da autarquia é que as obras sejam concluídas ainda este ano | Foto: divulgação

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

A previsão da autarquia é que as obras sejam concluídas ainda este ano e, em 2022, ocorra a construção de mais dez novos ecopontos. Os envelopes com as propostas comerciais devem ser abertos em 29 de março.

Com o Programa Sanear Santo André, o Semasa oferecerá à população um total de 20 Estações de Coleta, o que dobrará a capacidade do município de receber resíduos recicláveis, entulho, móveis, restos de pequenas construções, pneus, óleo de cozinha e lixo eletrônico (computador, geladeira, fogão etc). Desta forma, a autarquia espera reduzir os problemas relacionados ao descarte irregular de lixo – gerando economia de recursos na limpeza dos pontos – e ampliar a reciclagem, já que todos os resíduos recicláveis são encaminhados para as cooperativas parceiras do município, que realizam a triagem e venda destes materiais.

Alguns dos bairros que receberão as novas Estações de Coleta são Jardim Cristiane, Vila Floresta e Bangú. Considerando o raio de alcance de cada novo ecoponto, cerca de 150 mil habitantes devem ser beneficiados. As novas Estações de Coleta também serão mais modernas, com caçambas compactadoras e sistema de segurança por câmeras de monitoramento, que permitirão inibir furtos e invasões nestes locais.

O investimento na elaboração do projeto executivo, construção dos ecopontos e sistema de monitoramento é de cerca de R$ 8 milhões, sendo parte desta verba financiada pela CAF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here