ALSHOP apresenta perspectivas para as vendas em 2022

Início do ano não registrou bons números, mas expectativas para o restante do ano são boas

O ano começou fraco para o comércio, de acordo com uma sondagem feita com os associados da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), mesmo em meio a um cenário de incertezas por conta da alta inflação e taxas de juros, a expectativa de tempos melhores ainda está no radar dos empresários de todos os segmentos.  

A expectativa em relação ao desempenho do varejo para o primeiro trimestre deve fechar em uma queda aproximada de 2,0%, em relação ao mesmo período de 2021, motivado pela inflação e perda de poder de compra da população, além da elevação da taxa de juros, a dificuldade de obter financiamentos, falta de matéria prima em alguns setores e a logística prejudicada para entrega de produtos.

“O consumidor está naturalmente receoso com esse cenário onde os preços tendem a subir mais, o que deixa o público mais sensível. E por isso, devemos fechar o trimestre com redução na movimentação e vendas do comércio de shopping, embora a movimentação esteja crescendo com o fim de restrições por conta da pandemia”, diz Luís Augusto Ildefonso, diretor Institucional da ALSHOP

Já para os trimestres posteriores, com a velocidade de imunização crescente e o fluxo de pessoas aumentando dentro dos empreendimentos, além da demanda reprimida somado com as grandes datas do comércio como  Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Semana Brasil, Black Friday e Natal, se espera ter um crescimento nas vendas no varejo atingindo uma elevação de cerca de 8% para o ano de 2022.

“Desde quando retomamos as atividades parcialmente em 2020, já tínhamos entendido que o cenário iria melhorar pouco a pouco para conseguirmos atingir patamares bons como o de 2019. E esse momento finalmente está chegando, sabemos que temos muito para caminhar e recuperar, mas esse pode-se dizer que é um momento de esperança e expectativa elevada”, comenta, Luis Augusto. 

Dia do consumidor

Além de celebrar os direitos dos consumidores, a data se tornou uma oportunidade extra para os lojistas trabalharem descontos especiais. “Mesmo não sendo uma data excepcional como as grandes do comércio, movimenta o comércio de forma mais branda e ainda pode trazer algum resultado positivo para fechar esse primeiro trimestre”, finaliza Ildefonso. 

15 de março de 2022