Publicidade no Brasil cresce 10,4% em 2023, acima até da retomada de 2022


O mercado publicitário brasileiro superou em 2023 os 7,6% que já havia crescido em 2022, no começo de retomada pós-pandemia de Covid-19.

Segundo o relatório do Cenp-Meios, divulgado esta quarta-feira, 20/03, os investimentos bateram agora R$ 23,4 bilhões, um crescimento de 10,4% sobre o ano anterior, quando a cifra foi de R$ 21,2 bilhões.

Mais uma vez, a entidade ouviu 326 agências de publicidade de todo o país. E o Cenp-Meios destaca que a análise mostra ainda a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia.

O curioso no novo levantamento foi a queda das TVs, tanto por assinatura quanto aberta. O percentual de mídia dedicada à TV fechada, em 2022, foi de 6,3%, caindo agora para 5%. E a aberta, que havia ficado em 41,7%, caiu em 2023 para 39,6%.

Revista, rádio, jornal e OOH mantiveram índices bem próximos. O crescimento ficou por conta da mídia digital, que subiu de participação de 35,7% em 2022 para 38,2% em 2023.

Confira o painel Cenp-Meios 2023 no link: cenp.com.br/cenp-meios.

21 de março de 2024