Webinar da ABRAINC reforça importância de Indicador de Confiança do setor imobiliário

Estudo sobre a confiabilidade do mercado imobiliário residencial brasileiro é divulgado trimestralmente

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) realiza, na próxima quinta-feira (05), um webinar para falar com associados sobre a importância do Indicador de Confiança do Setor. Produzido em parceria com a Deloitte, a transmissão será a partir das 10 horas, pela internet.

A ideia é que o encontro sirva para explicar a metodologia do indicador e mostrar sua eficácia para prever as tendências do setor imobiliário.

A pesquisa, realizada trimestralmente com os empresários da ABRAINC,  aponta com precisão como eles estão enxergando as perspectivas do mercado imobiliário residencial brasileiro. O Indicador aborda diversas tendências em relação a procura por imóveis, perspectivas de preços dos imóveis, lançamentos e a intenção dos empresários em realizar novos investimentos

Metodologia

O estudo trabalha com uma base diferenciada que permite interpretar os resultados e facilitar a leitura entre os trimestres. Desse modo, os percentuais de respostas são transformados em notas variando de 1 (para forte redução) a 3 (para forte aumento) e cada segmento é classificado dentro desse padrão. As respostas dos participantes da pesquisa indicam se houve redução, manutenção ou aumento em relação ao trimestre anterior para os itens procura, vendas, e preços dos imóveis. Além da variação do trimestre apurado, os respondentes indicam as expectativas.

Para o presidente da ABRAINC, Luiz França, a compreensão da pesquisa por associados pode ajudar em um uso cada vez maior dos dados dando ao setor um grau de previsibilidade que pode evitar turbulências e garantir curvas de investimentos. “É um trabalho importante, porque é o único indicador de confiança focado no mercado imobiliário residencial brasileiro, realizado periodicamente e capaz de avaliar com mais precisão os movimentos das empresas do setor”, justifica o executivo.Interessados em acompanhar o webinar devem se inscrever clicando aqui.