Com o turismo voltando a ganhar força após os impactos da pandemia, conhecer o perfil dos visitantes e os pontos fortes da cidade tornou-se uma estratégia essencial para planejar o futuro do setor. De olho nesse cenário, a faculdade Strong Business School e a Prefeitura de Santo André firmam uma nova parceria para a realização da terceira edição da Pesquisa de Demanda Turística do município. A assinatura do termo de cooperação com a presença do diretor Sérgio Tadeu e do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Benzato foi oficializada, hoje, dia 07 de agosto, na sede da Strong em Santo André.
“Para a Strong, é uma honra contribuir novamente com a produção de conhecimento estratégico que impulsione o desenvolvimento local. Parcerias como essa reforçam nosso compromisso com a educação aplicada e com o impacto positivo na sociedade”, destaca o mantenedor da faculdade, Sérgio Tadeu Ribeiro.
A nova edição da pesquisa, que já está sendo realizada pela Prefeitura e pela Strong Business School, com coordenação do professor Luciano Schmitz, a frente do CIM – Centro de Inteligência de Mercado da Strong Business School, tem o envolvimento direto dos alunos. “As pesquisas que desenvolvemos em parceria com instituições públicas e privadas não são atividades isoladas: fazem parte da formação acadêmica e prática dos nossos estudantes”, destaca o professor. , destaca o professor.
Para o secretário Evandro Banzato, essa parceria entre faculdade e poder público é fundamental para o turismo, que só cresce na cidade com cerca de 700 mil turistas/ano. As pesquisas trazem um conhecimento mais abranjante de onde esses visitantes frequentam e o que desejam de Santo André. O impacto do crescimento do turismo no município funciona na mesma proporção da parceria entre a Strong e a prefeitura “
A Strong Business School contribuiu com a construção metodológica e com a aplicação dos questionários pelos alunos . Essa é a terceira vez que a instituição realiza o estudo. A última pesquisa, desenvolvida em 2022, revelou que Santo André recebe cerca de 550 mil visitantes por ano, com destaque para atrativos como Paranapiacaba, SABINA Parque Estação do Conhecimento, Santuário Nacional da Umbanda e a rede hoteleira local. O estudo mostrou não apenas o comportamento de lazer e negócios, mas também os primeiros sinais da recuperação do setor após os impactos da pandemia. Agora, com uma realidade mais consolidada, a segunda edição da pesquisa deve traçar um cenário mais ajustado do turismo andreense. Os resultados saem em novembro e os dados vão apoiar o planejamento de políticas públicas e iniciativas que fortalecem o setor na cidade.