Iniciativa da Agência de Desenvolvimento aproxima empreendedores de instituições financeiras e facilita acesso a linhas de crédito
O acesso ao crédito é um desafio constante para micro e pequenas empresas, seja para realizar investimentos, garantir capital de giro ou tirar uma ideia do papel. Para atender essa demanda, difundindo e ampliando a oferta de crédito na região, a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC retomou, nesta terça-feira (26/08), o programa Café com Crédito.

A retomada ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), reunindo mais de 80 pessoas. Com o apoio da associação, do Sindicato dos Bancários do ABC e do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, representantes de diversas empresas puderam se conectar com bancos públicos, privados, cooperativas de crédito e entidades de fomento.
A abertura da atividade contou com a participação do presidente da Agência, Aroaldo da Silva, do vice-presidente da ACISA e da Agência, Paulo Cesar Ferrari (PC), do diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, Marcelo Strama, do presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Gheorge Vitti, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Evandro Banzato.
Na sequência, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sebrae, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Banco do Brasil, Bradesco, Sicoob e Banco do Povo Crédito Solidário apresentaram suas linhas de crédito, produtos e oportunidades. O Ministério do Empreendedorismo também detalhou políticas públicas voltadas às empresas, como o ProCred 360, destinado às microempresas — em especial aos microempreendedores individuais (MEIs), com faturamento anual de até R$ 360 mil —, e o Contrata + Brasil, que conecta compradores públicos (prefeituras, estados, governo federal e seus órgãos) a microempreendedores individuais.
Após as apresentações, os representantes de empresas participaram de atendimentos individualizados com cada instituição financeira, com a oportunidade de aprofundar e detalhar suas demandas junto a cada parceiro.
“É a retomada do Café com Crédito na região, proporcionando reuniões entre empresas e instituições financeiras para dialogar sobre o melhor crédito, linhas de financiamento, prazos e juros. É um esforço para democratizar o acesso e levar um crédito mais barato para todas as empresas da região”, comentou o presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo Silva.
O objetivo da entidade é que o programa seja levado para as demais cidades do Grande ABC, em parceria com associações comerciais, sindicatos, poder público e iniciativa privada. “A retomada do Café com Crédito é uma oportunidade única para tirar dúvidas de como alcançar o crédito. Essa iniciativa será itinerante, um facilitador de crédito em cada cidade”, detalhou o vice-presidente, Paulo Cesar Ferrari.
“Queremos que o crédito chegue na ponta, para que essas pequenas empresas possam seguir se desenvolvendo, gerando emprego e também lucratividade. Com o apoio das diversas entidades, promovemos a interconexão do crédito produtivo, sustentável, direcionado e com apoio”, completou o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Gheorge Vitti.