Ex-prefeito de São Bernardo do Campo não aprova as mudanças no projeto da Linha 18 – Bronze
Conforme publicamos na semana passada, o presidente estadual do PT em São Paulo, Luiz Marinho, concedeu entrevista exclusiva aos jornalistas do Negócios em Movimento, em que garantiu que o imposto sindical não será reeditado.
Durante a conversa, realizada virtualmente por conta da pandemia, o dirigente petista e pré-candidato a deputado federal também compartilhou suas impressões sobre o ABC e comentou a conjuntura regional.
Marinho, que foi prefeito de São Bernardo do Campo por dois mandatos, fez críticas veementes em relação a troca do modal escolhido para a Linha 18 – Bronze.
O principal motivo do descontentamento do ex-prefeito é a decisão do governo de transformar a linha que seria do Metrô em um BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus).
“Eu espero que o ABC tenha a real dimensão do crime em relação ao projeto da Linha-18. Nada contra o corredor de ônibus, mas nada justifica a mudança. É um absurdo”, dispara.
Inicialmente, a Linha-18 Bronze ligaria São Bernardo do Campo a capital por linhas férreas do Metrô, mas alegando inviabilidade técnica-financeira, o governo de São Paulo modificou o projeto para um corredor de ônibus (que ligará o centro de São Bernardo do Campo ao terminal Sacomã).
O pré-candidato defende que este debate volte à tona durante o período eleitoral deste ano, para que a população tenha ciência dos prejuízos que serão causados, na visão dele, com a troca do modal para o projeto. “É uma agressão contra o ABC”, destaca.
As obras do BRT ainda não começaram. Em dezembro passado, em agenda no ABC, Rodrigo Garcia (que era o governado em exercício na época) projetou que o projeto estaria me pleno funcionamento em 2023.
Mesmo com a troca do modal, o sonho de ter o Metrô no ABC ainda não foi enterrado. Ontem (10), o presidente da companhia Silvani Pereira, e o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, estiveram em Santo André e apresentaram o projeto da Linha 20 – Rosa, que deverá ter estações em Santo André e São Bernardo do Campo.