Vigilância Sanitária de Diadema fiscaliza comercialização de pomadas capilares


Desde o dia 10 de fevereiro, todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no território brasileiro de acordo com a Resolução RE n° 475, de 9 de fevereiro de 2023. Diante da orientação do órgão de controle para que as Vigilâncias Sanitárias locais adotem as medidas necessárias para que esses produtos não circulem, os técnicos da Vigilância Sanitária de Diadema darão início, nesta sexta-feira (17), às visitas em perfumarias e comércios do ramo da beleza instalados na região central da cidade para orientar e esclarecer dúvidas dos lojistas sobre a medida.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins, explica que a princípio o foco da atividade é de orientação, mas caso seja constatado lotes dos produtos no comércio será necessário pedir para o comerciante recolher a mercadoria da área de venda.

Rita de Cássia, coordenadora da Vigilância Sanitária, complementa dizendo que o objetivo da atividade não é multar os estabelecimentos ou recolher produtos, mas prestar esclarecimentos e orientações sobre a proibição da venda destes produtos neste momento, conforme orientações do órgão federal de controle.

Entenda


A medida é preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular. Durante a vigência da restrição, esses produtos não devem ser comercializados ou utilizados pelos consumidores ou profissionais da beleza.

Para acompanhar as noticias sobre esse tema, basta acompanhar o site do Ministério da Saúde em: https://www.gov.br/anvisa/ptbr/assuntos/cosmeticos/pomadasCuidados

A Vigilância em Saúde de Diadema orienta a população a suspender, imediatamente, o uso das pomadas para trançar/modelos os cabelos. Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados até novo posicionamento da Anvisa.

Em caso de qualquer irritação ou efeito indesejado, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você e informar o uso do produto ao profissional de saúde.

15 de fevereiro de 2023