400 restaurantes em 10 anos no Brasil: este é o ousado projeto de expansão que a International Meal Company, uma das maiores empresas do varejo de alimentação do Brasil, traçou para uma das suas marcas mais fortes no país, o KFC. Com foco principal nas regiões Sul e Sudeste, onde a rede possui 17 e 124 unidades, respectivamente, a empresa vem se consolidando no ABC, região que conta com sete restaurantes: Diadema, Santo André (2), São Bernardo (2), São Caetano e Mauá. E a marca quer mais.
Dono de duas dessas franquias, o empresário Álvaro Barizon abriu sua primeira unidade no São Bernardo Plaza Shopping, em 2019, e a segunda no Shopping Praça da Moça, em 2021. “Quando surgiu a oportunidade de trazer o KFC para outras cidades do ABC, já existiam as unidades de Santo André e Mauá. Mas esta é uma região de muitas oportunidades de negócio, que comporta diversos comércios”, comemora. “Um exemplo disso é que, no delivery, as lojas de São Bernardo do Campo e Diadema concorrem, mas na prática não estão canibalizando os clientes”, explica.
Barizon afirma ainda que, nas cidades da região, o produto que mais faz sucesso são os sanduíches de frango frito. “O ABC conta com um público que tem o hábito forte de consumir alimentos fora de casa. Nos shoppings da região, geralmente os clientes estão apenas de passagem, por isso o consumo maior é de sanduíches rápidos. Desta maneira, o ticket médio é mais baixo, mas o delivery é um dos protagonistas”, reitera. De acordo com um estudo da ABRASCE Associação Brasileira de Shopping Centers, o KFC está entre as dez marcas que mais abriram lojas em shoppings no primeiro semestre de 2023.
Também atento às novas oportunidades, o executivo iniciou seu planejamento para investir na próxima unidade, desta vez, apostando em um modelo de negócios recém-lançado pela bandeira: o Drive-Thru. “Continuo estudando as áreas mais movimentadas da região para investir nessa possível nova franquia. Abrir uma loja de rua no ABC está entre as possibilidades”.
Segundo Flávio Zurlo, Gerente de Expansão de Franquias do KFC na IMC, o modelo de lojas de rua do KFC chega com a proposta de atender ao público em horário estendido, além de oferecer uma nova modalidade de consumo. “Essa é mais uma opção de negócio para empresários que querem investir em uma marca global, sólida e amada pelos brasileiros”, finaliza Zurlo.
Parceiros sob medida para o negócio
Quanto ao perfil dos franqueados, a rede mira em empreendedores com apetite de crescimento, dispostos a estabelecer parcerias de longa data e que possam atuar como desenvolvedores de suas regiões. Além disso, é importante ter conhecimento do mercado de atuação, habilidade gerencial, capacidade de vendas e facilidade em lidar com pessoas e seguir processos. Mais informações sobre as franquias da rede: Link.