A Fundação do ABC realiza hoje (28/01), às 19h, a cerimônia oficial de posse da nova Presidência para o biênio 2026–2027. O evento acontece no campus da instituição, em Santo André, com a presença dos prefeitos Gilvan Ferreira (Santo André), Marcelo Lima (São Bernardo) e Tite Campanella (São Caetano) – municípios instituidores da FUABC. Também participam os secretários de Saúde do Grande ABC, além de autoridades regionais, conselheiros, docentes, gestores e convidados.
Tomam posse nesta noite o médico radiologista Dr. Aldemir Humberto Soares como presidente da FUABC, e o ginecologista e gestor em saúde Dr. Ricardo Carajeleascow como vice-presidente. Dentro da gestão tripartite que rege a FUABC, as prefeituras instituidoras se revezam na administração da entidade a cada dois anos. Dr. Aldemir e Dr. Ricardo foram indicados pelo prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, em consenso com os prefeitos Marcelo Lima e Tite Campanella. A indicação para o biênio subsequente caberá a São Caetano.
Com trajetória consolidada no setor público, Dr. Aldemir Soares é médico de referência nacional e ocupou o cargo de coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo até sua posse como presidente da FUABC. Sua experiência envolve gestão hospitalar, regulação de serviços, organização de redes de atendimento e formulação de políticas públicas, atributos que pesaram na escolha para liderar a Fundação do ABC, uma das instituições mais estratégicas da saúde regional. Sua nomeação foi construída a partir de um entendimento regional, em diálogo que também envolveu o governador e o secretário estadual da Saúde, sinalizando alinhamento político e institucional em torno do fortalecimento da saúde pública no Grande ABC.
O novo vice-presidente, Dr. Ricardo Carajeleascow, é formado em Medicina pela Universidade de Taubaté, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital do Mandaqui (SUS) e em Cirurgia Oncológica Pélvica pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, além de pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão em Saúde. Com trajetória de quase 30 anos na Fundação do ABC, o dirigente já atuou como médico, coordenador do SAMU de São Bernardo do Campo, gerente de Projetos e membro do Conselho Curador da entidade, além de ter exercido a função de superintendente do Complexo de Saúde da Praia Grande e do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM)/Hospital Nardini, entre outros cargos de liderança – como o de diretor-geral do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Ao longo da carreira, também foi secretário municipal de Saúde de Paulínia e de Ribeirão Pires, diretor técnico do Complexo Hospitalar de Clínicas de São Caetano do Sul e diretor-geral de Saúde de São Caetano do Sul.
FUABC EM NÚMEROS
A Fundação do ABC realiza média de 14,7 milhões de consultas e atendimentos anuais, além de 172 mil cirurgias, 124 mil internações e 26 milhões de exames e procedimentos. A entidade conta com mais de 31 mil funcionários diretos e responde pela gestão de 19 hospitais e 8 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), além do Centro Universitário FMABC e da Unidade de Apoio Administrativo, que coordena dezenas de unidades nas áreas de Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, entre outras.
Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital), Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Mirandópolis, Araçatuba, Itu, Promissão, Casa Branca e Ferraz de Vasconcelos, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.
Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista. Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC, hoje Centro Universitário FMABC, uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.
Ao longo de quase 60 anos de trajetória, a FUABC consolidou-se como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização no cuidado aos pacientes.