ANÁLISE: apresentação do nome governista tornará a disputa pelo Paço andreense eletrizante

Disputa será acirrada em Santo André; nome governista ainda é incerto | Fotos: Arquivo

O instituto Badra Comunicação divulgou hoje (24) levantamento sobre as intenções de voto do eleitor andreense para a Prefeitura, conforme publicamos neste portal mais cedo.

A fotografia de momento indica que dois nomes saem na frente na corrida ao Paço: o vereador Eduardo Leite (PSB) e o vice-prefeito Luiz Zacarias (PL) lideram a disputa nos três cenários testados pelo instituto, empatados de acordo com a margem de erro do levantamento (2,5% para mais ou para menos) em todos eles.

Certamente a pesquisa animará apoiadores dos dois nomes, que devem trabalhar arduamente nos próximos dias na divulgação dos resultados.

Entretanto, o cenário deve mudar drasticamente nas próximas semanas, especialmente a partir do momento em que o prefeito Paulo Serra (PSDB) anunciar, oficialmente, o nome do governo para o pleito de outubro.

Nos corredores do Paço andreense, os nomes mais cotados para receber a indicação de Paulinho são do advogado Leandro Petrin e do secretário de Saúde Gilvan Júnior. Ambos nunca foram testados nas urnas, o que torna o potencial eleitoral dos dois uma incógnita. Embora sejam nomes conhecidos na política andreense, os correligionários do prefeito ainda são figuras anônimas para o eleitorado. Também por esse motivo, nenhum dos dois possui rejeição junto à população.

Na disputa da benção de Paulinho ainda correm por fora Almir Cicote (Avante), secretário de Educação e ex-presidente da Câmara, e Pedrinho Botaro, secretário de Ações Governamentais que também já presidiu o Legislativo e que registrou a maior votação para vereador há 4 anos.

É notório que após a oficialização do nome que concorrerá com o apoio de Paulinho a candidatura governista ganhará robustez suficiente para rivalizar com Leite e Zacarias. Afinal de contas, o governo Paulo Serra goza de boas taxas de aprovação em Santo André – nunca é demais lembrar: Paulinho foi reeleito em primeiro turno em 2020 com mais de 80% dos votos válidos.

Talvez esse seja justamente o motivo que faz com que o prefeito não dê indicações mais contundentes de quem será o escolhido. No cálculo dos ocupantes atuais do Paço, o apoio explícito de Paulinho a qualquer nome, seja ele qual for, é suficiente para que este nome esteja no 2º turno.

Outro nome que pode ganhar força durante as próximas semanas é o da ex-vereador Bete Siraque (PT), que trabalha para aglutinar o eleitorado de esquerda da cidade em torno de sua pré-candidatura. Ontem (23) mesmo a petista realizou Plenária com sindicalistas.

De qualquer maneira, a fotografia que a pesquisa divulgada hoje nos mostra é de que a eleição andreense está totalmente aberta e de que a disputa para chegar ao segundo turno será acirradíssima. Bom lembrar que pesquisa é uma fotografia, não um filme. E no filme das eleições andreenses novos personagens devem participar.

Por Vitor Lima.

24 de março de 2024