Campanha da Secretaria de Educação de São Paulo incentiva jovens a tirarem o título de eleitor 

Ação conta com mobilização de escolas em todo estado 

O ano de 2022 será marcado por mais uma eleição em todo território nacional, porém a procura por jovens de 16 anos, idade em que o voto já é permitido, mas ainda não obrigatório, para tirarem o título de eleitor é uma das mais baixas já registradas.  Pensando em reverter essa situação, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou nesta terça-feira (26) a campanha “Tire o Seu Título de Eleitor” para os estudantes da rede estadual. 

Segundo a Secretária Estadual da Educação, Renilda Peres, essa ação destaca a importância do exercício da cidadania, e o voto é o princípio básico da cidadania. ”O futuro do Brasil é hoje e está aqui na escola com os nossos jovens”, declara. 

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, relata que o Tribunal Regional Eleitoral aderiu prontamente a esta iniciativa. “De fato, houve uma procura um pouco menor dos jovens pelo alistamento eleitoral por vários fatores, a diminuição da população, o período pós pandemia que os jovens não interagiram pessoalmente. Mas ainda temos tempo de atingir uma meta de adesão entre os jovens até 4 de maio”. 

 Desde o ano passado, como forma de prevenir o contágio pelo coronavírus (Covid-19), é possível fazer a emissão do título de eleitor de forma online, por meio do sistema TítuloNet com dados pessoais, como: nome completo, e-mail, local de nascimento e filiação. Depois de preencher todos os campos é necessário enviar uma selfie segurando documento de identidade e fotos (frente e verso) do RG e comprovante de endereço. Processadas as informações é só fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no para utilizar a versão digital do seu título de eleitor 

 Assim, a campanha “Tire o Seu Título de Eleitor” visa transformar as escolas em um espaço em que os estudantes possam contar com a infraestrutura já existente para solicitarem o documento.  As ações são divididas em: 

1.    Dia Estadual de Mobilização Documental: Momento em que os estudantes serão informados das documentações necessárias para a tiragem do título de eleitor. 

2.    Dia Estadual de D de Tiragem de Título: Momento para a tiragem de título de eleitor, onde é destinado um tempo de aula e os laboratórios de informática para essa mobilização. 

A ação conta com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES-SP).

26 de abril de 2022