Comércio eletrônico registra 1,72 bilhão de acessos em dezembro

Apesar disso audiência apresenta um número 14,76% menor em comparação ao mês de novembro

Segundo dados do Relatório Setores do E-commerce da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), os principais varejistas virtuais no País receberam um total 1,72 bilhões de acessos no mês de dezembro, ficando próximo da média mensal de 2021 (1,75 bi).

Em relação a novembro, período da Black Friday, o último mês do ano teve uma baixa de 14,76% na audiência do e-commerce no Brasil, mas seguiu como o movimento dentro do esperado. De acordo com análise da Conversion, mesmo com o investimento e a demanda em queda durante  dezembro, alguns players trataram isso como oportunidade e cresceram, enquanto outros acompanhavam a tendência de queda.

Exemplo deste movimento é o Booking, que ganhou oito posições, assumindo a nona posição no ranking nacional do e-commerce, sendo o único do setor de Turismo na lista. Por outro lado, o Extra saiu do grupo dos dez maiores sites e perdeu dez posições no ranking. Destacam-se ainda na lista dos maiores sites Amazon e Shopee, que ganharam uma posição cada um; Shopee e Booking foram os únicos sites do top 10 a aumentarem a visitação em dezembro.

Shoppe e Amazon subiram ambas uma posição | Foto: Divulgação/Conversion

De acordo com o estudo da Conversion, a lista dos dez maiores sites é composta de: 1. MercadoLivre, 2. Americanas, 3. Amazon Brasil, 4. Magazine Luiza, 5. Shopee, 6. Casas Bahia, 7. AliExpress, 8. Netshoes, 9. Booking e 10. Samsung.

 O relatório mostra que, em média, cada brasileiro acessou cerca de oito vezes algum site de e-commerce ao mês. Cada acesso, por sua vez, pode ter a visualização de muitas páginas. Os canais preferidos para chegar às lojas são: 44% pela função “direta” (quando se digita o endereço da loja), 26,6% pela busca orgânica e 19,4% pela busca paga.

Praticamente todos os setores caíram em dezembro, com exceção para o setor de itens automotivos, que teve alta de 2,96%, e que pode estar relacionado às férias e viagens de carro. As maiores quedas, entretanto, vêm de Eletrônicos & Eletrodomésticos com -24,06%, Cosméticos com -23,38%), Casa & Móveis com -21,39%, Esportes com -18,06% e Marketplace -17,37%.

Você ainda pode conferir o relatório completo clicando aqui.

18 de janeiro de 2022