Diadema avança na implantação de novo Polo Tecnológico

Prefeitura e Unifesp se encontraram hoje para discutir como aproximar o trabalho de pesquisa e inovação feito na universidade às empresas da cidade

Equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAGE) estiveram na tarde desta quinta (2) visitando os laboratórios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para iniciar o processo de aproximar o trabalho de pesquisa, ciência, inovação e tecnologia das universidades às empresas já instaladas e que pretendem se instalar no município. A ideia é que essa aproximação gere novas soluções para velhos problemas e amplie o conhecimento geral das áreas produtivas da região.  

“Vamos aglutinar os serviços de toda a base científica produzida pelas universidades da região e, a partir da SEDET, articular esses serviços junto às empresas,” afirmou Paulo Barbosa, novo Secretário-Adjunto da SEDET. “Essa movimentação vai resultar na implantação de um Centro de Inovação e Tecnologia em Diadema, um novo Polo Tecnológico.” 

Pesquisas necessárias às empresas podem ser feitas nos laboratórios da Unifesp, como projetos de finalização de curso ou de pós-graduação dos alunos, e isso daria às empresas de Diadema acesso a equipamentos de ponta e recursos humanos para a condução desses projetos, por uma fração do custo que teriam se fossem fazer todo o desenvolvimento sozinhas.  

“Eu tenho certeza que essa parceria vai se fortificar,” afirmou Patty Ferreira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. “O trabalho que fazemos, enquanto governo, é o de construir essas pontes entre empresas, indústrias, universidades, e cada vez mais colocar esses atores para conversar.”