Em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece os conteúdos e competências da Educação Básica, a Fuvest vem promovendo nos últimos anos alterações em seu vestibular, tornando as questões cada vez mais interdisciplinares.
“Neste ano, por exemplo, haverá maior presença de conteúdos de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física, dialogando com outras áreas de forma integrada”, afirmou o vice-diretor da Fuvest, Thiago Paixão, durante palestra para cerca de 300 alunos do Colégio e Cursinho Singular.
Outra novidade está na prova de Redação, que passará a oferecer duas propostas diferentes de produção textual: uma em formato dissertativo-argumentativo e outra de caráter narrativo. O candidato deverá escolher apenas uma delas, respeitando todas as normas da modalidade escrita formal.
As inscrições para o vestibular tiveram início na última segunda-feira (18) e seguem até 7 de outubro. Ao todo, a USP disponibilizará aproximadamente 11.147 vagas, distribuídas em três formas de ingresso: pelo vestibular Fuvest (8.147 vagas), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (1.500 vagas) e 1.500 vagas pelo Provão Paulista Seriado, voltado a estudantes de escolas públicas.
Durante a palestra, Thiago Paixão também apresentou a USP e esclareceu dúvidas sobre a Fuvest, vestibular que figura entre os mais importantes e concorridos do país.