Enel lidera reclamações no Procon de Santo André

De acordo com balanço de 2021, o órgão registrou como principais reclamados os fornecedores de energia elétrica, mercado financeiro e telefonia

O serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santo André, órgão de defesa do consumidor, consolidou o balanço de atendimentos em 2021. No levantamento, foram apontados 15.467 atendimentos entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares e reclamações. Entre os principais reclamados lideraram o ranking os fornecedores de energia elétrica, mercado financeiro e telefonia.

A diretora do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavalin, pontua que com a força atual do Dia do Consumidor vale lembrar o trabalho e empenho do Procon em intermediar e solucionar a demanda dos consumidores. “É de extrema importância ressaltar que o número de atendimentos reflete diretamente o novo cenário imposto pela pandemia e a adaptação dos atendimentos on-line e presencial”, relata a diretora.

A grande expanção dos serviços online refletiram diretamente no aumento dos atendimentos | Fotos: Angelo Baima/PSA

De acordo com o levantamento do Procon, a Enel, distribuidora de energia elétrica, portanto prestadora de um serviço essencial à população, manteve uma alta demanda de casos  e por se tratar de uma concessionária de energia o consumidor não possui meios de escolher outra empresa para prestar o serviço. Na semana passada, a Prefeitura chegou a enviar ofício para a empresa cobrando agilidade no restabelecimento de energia após as fortes chuvas que atingiram a cidade.

Na sequência do ranking de reclamações vem o mercado financeiro, que apresenta problemas com cartões de crédito e empréstimo consignado.

Neste sentido nota-se que a maior parte é em relação a cobranças indevidas ou não reconhecidas pelos consumidores e às fraudes e clonagens que se tornaram cada vez mais frequentes.

Com maior demanda de atendimentos estão as empresas de telefonia Claro S.A e Vivo Telefônica Brasil S.A, prestadoras de serviços que também são considerados essenciais. As reclamações são sobre sinal, serviço não disponível, cumprimento de oferta, dentre outras.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) passou a prestar o serviço de distribuição de água na cidade de Santo André em 2019. No ano de 2021, o Procon recebeu uma considerável demanda de reclamações devido à implantação de novo sistema pela empresa, causando transtornos como consumo elevado, não emissão de faturas e boletos para pagamento, além disso, os canais de atendimento ao consumidor da empresa não funcionaram (site e 0800).

Houve registro também sobre a empresa Faci.ly, que surgiu durante a pandemia propondo a comercialização de produtos de forma coletiva a preços muito inferiores do que a oferta de mercado. As vendas excederam a capacidade de cumprimento das ofertas, o que gerou um volume alto de reclamações. A empresa firmou compromisso com o Procon de Santo André, para atender aos consumidores com a entrega dos produtos pendentes ou o reembolso dos valores pagos em um prazo mínimo de 15 dias, após a abertura das reclamações.

Em 2021, dentre os atendimentos realizados, 1001 geraram reclamações fundamentadas – demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de tentativa de conciliação, com o devido registro de processo administrativo no Procon de Santo André.

A porcentagem de reclamações por área registrada pelo órgão de defesa do consumidor aponta: serviços essenciais (40%), privados (16%), financeiro (16%), alimentos (13%), produtos (9%), saúde (5%) e habitação (1%).

O perfil do consumidor que aciona o Procon é 56,78% feminino e 43,22% masculino. Já a faixa etária predominante é entre 51 e 60 anos.

16 de março de 2022