Formato “Podcast” cresce no mercado e se torna uma das formas favoritas de consumir conteúdo entre os usuários

Brasil ocupa 5º lugar no ranking mundial de crescimento na produção de produto de comunicação

De acordo com estudo realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts. A pesquisa mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. 

Para o  empresário brasileiro e CEO de um dos podcasts mais famosos do momento, o “Podpah”, Victor Assis, o mercado do podcast não é passageiro. É a nova forma de se informar e de se consumir conteúdo. E ainda completa que os  podcasts serão, inclusive, peças chave nas próximas eleições.:”Se as redes sociais já fazem parte da estratégia nas eleições, os podcasts também vão entrar como peça chave”, explica. 

“Um outro exemplo legal da força dos podcasts, é que no game Spider Man que saiu pra PLay Station 5 o personagem chamado Miles Morales, no jogo, se informa via um podcast da internet. Isso reforça que os podcasts serão cada vez mais um formato de informação e entretenimento, chegando em cada vez mais pessoas”, pontua.

A pesquisa também mostrou que a porta de entrada no mundo do áudio tem algumas motivações em comum. A maior parte dos ouvintes escuta podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal (41%).

Assis tambémrevela que o Podpah foi o primeiro podcast a trazer grandes marcas para o cenário no Brasil. “O mercado do  nosso País  ainda é embrionário, já que existem milhares de podcasts e com o passar do tempo alguns vão se consolidar e virar referência, seja para notícias, curiosidades, esportes e entretenimento”, relata.

As plataformas mais buscadas para o consumo de podcasts são o Youtube (56%), seguido por Spotify (40%), Google Podcast/Play Music (17%), Globoplay (11%), Deezer (9%), Site ou aplicativo do próprio podcast (5,4%) e iTunes (4,9%).

O estudo mostra que 48% ouvem enquanto realizam atividades domésticas, 38% enquanto navegam na internet, 25% aproveitam o momento antes de dormir, 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo — a mesma porcentagem o faz durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo —, 20% escutam durante a realização de atividades físicas e 18% têm o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de auto cuidado.

A pesquisa destacou que o consumo dos podcasts é mais frequente do que o esperado: 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, tendo em vista que 16% escutam todos os dias. Além disso, 25% costumam ouvir um montante de uma a duas horas por dia.

25 de abril de 2022