IBGE divulga resultados do teste do Censo 2022 realizado em São Caetano

Prefeito José Auricchio ressalta orgulho pela cidade fazer parte do teste

Foram divulgados hoje (17) os resultados do Teste do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em São Caetano do Sul, entre novembro e dezembro de 2021.
O evento, realizado no auditório do Campus Centro da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), contou com a presença de representantes da administração pública municipal e do poder Legislativo, além de pesquisadores e imprensa.

 O prefeito José Auricchio Júnior enfatizou a importância do teste, que o IBGE realiza  pela primeira vez em 27 municípios, um em cada estado da federação. E externou o orgulho de ter São Caetano para participar da operação, que tem como objetivo preparar as equipes gerenciais e testar os equipamentos de trabalho para a realização de uma das maiores operações censitárias do mundo, prevista para começar dia 1º de agosto.

“No Estado de São Paulo estamos acostumados a ser sede de laboratório de inúmeras pesquisas e foi um orgulho participar também da preparação para o Censo 2022.  A informação, quando técnica e precisa, é o que norteia uma administração eficiente. Por isso, não hesitamos em dar todo o apoio necessário à realização do Teste do Censo 2022. Costumo dizer que, na vida pública, a informação é o maior capital que temos”, declarou o prefeito.

 O secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa, reafirmou o compromisso do município com a realização do Censo 2022, por meio do qual a cidade poderá obter dados que nortearão políticas públicas. “Em nome de todos os secretários, quero externar nossa alegria por colaborar com esse projeto. Talvez esse seja o mais desafiador de todos os censos, dada a pandemia e as condições orçamentárias. Esperamos ter um resultado tão relevante quanto o desafio que se apresenta”, relata.

Para o chefe da Unidade Estadual do IBGE em São Paulo, Francisco Garrido Barcia, ao falar do pleno sucesso desse teste, exalta  o apoio irrestrito obtido do município. “Tivemos apoio da Prefeitura, Câmara Municipal, Guarda Civil e Departamento de Tecnologia da Informação, inclusive na divulgação do teste”, exemplifica

O coordenador técnico do IBGE-SP, Vando da Paz Nascimento ainda completa ressaltando o acerto sobre a localidade. “Escolhemos muito acertadamente o Bairro Prosperidade e o município de São Caetano do Sul para essa operação. É uma das regiões metropolitanas mais importantes do País”.

 Ele enfatizou que a ampla divulgação dada à operação do IBGE no bairro contribuiu para que o trabalho ocorresse de forma fácil e rápida. “Fomos muito bem recebidos pela população, que já sabia da existência do teste. Logo nas primeiras duas semanas de trabalho já havíamos entrevistado 70% dos domicílios. Ao final do período de teste, fizemos 968 entrevistas presenciais, o que representa 99,6% do total. A maioria da população atendeu prontamente o pesquisador de forma presencial e não necessitamos agendar entrevista por internet ou telefone”, completa.

17 de março de 2022