Mercado global de Edutechs deve atingir US$ 404,08 bilhões até 2025

Porr Tatiana Ribeiro*

Em poucas palavras Edutech é uma abreviação de “educação tecnológica”, mas a verdade é que Edutechs estão revolucionando o mercado educacional de uma forma muito mais impactante do que você pode imaginar!

Foto: Divulgação

Quer descobrir como?

Imagina uma escola onde alunos são transportados para um mundo mágico, onde cada um pode vivenciar parte da história, ou mesmo, interagir com personagens icônicos do nosso Brasil? Quem sabe então em alguma destas experiências os alunos não são desafiados a entrar em uma super corrida de carros e então precisarão calcular tempo, velocidade e combustível para ganhar a prova?

Tem jeito mais divertido de aprender? E tudo isso tudo pode acontecer em uma sala de aula física, virtual, em um app, através de realidade virtual, aumentada e muito mais.

As possibilidades são infinitas e o melhor, elas já estão acontecendo hoje, no mundo real!

Tendências de mercado

Segundo a HolonIQ1, plataforma avançada de pesquisa nas áreas de educação, clima, tecnologia e saúde, o mercado global de Edutechs deve atingir US$ 404,08 bilhões até 2025. Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o mercado também está em expansão, tendo crescido 20% em 2022.

Fatores como a crescente demanda por educação personalizada, adoção de tecnologia avançada em escolas e universidades e expansão do uso da internet como meio de aprendizagem são os principais impulsionadores de crescimento deste mercado.,

Quando o assunto são tendências, ainda segundo a HolonIQ as principais delas são:

  • Personalização: as Edutechs continuam se tornando cada vez mais personalizadas, com conteúdos e recursos adaptados às necessidades individuais dos alunos, um exemplo são plataformas que ajustam seu conteúdo de acordo com a performance do aluno, fortalecendo ainda mais seus pontos fortes e os utilizando como alavanca para o desenvolvimento dos aspectos mais frágeis.
  • Aprendizagem online: embora pareça ser uma realidade já estabelecida para parte da população, estudar de forma flexível, em qualquer local ou horário, continua sendo uma demanda crescente de mercado, além de ser uma alternativa para levar conteúdo de valor para lugares e pessoas com menores possibilidades de acesso.
  • Inteligência artificial: a inteligência artificial (IA) está sendo cada vez mais utilizada na educação, fornecendo feedbacks personalizados, automatizando tarefas repetitivas de professores, como lançamento de notas e faltas, liberando assim seu tempo para fazer o que realmente é importante, além de robôs de aprendizagem sendo usados para fornecer conteúdo individual aos alunos e respondendo perguntas para ajudá-los a se desenvolver no seu próprio ritmo.

As Edutechs já estão transformando a educação de diversas maneiras. Tornando o ensino mais acessível, além de transformar a forma de ensinar, deixando a educação mais envolvente e interativa, usando jogos, simulações e outras tecnologias para tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e interativo, o que de fato, aumenta o engajamento dos alunos.

Um exemplo de Edutech é a Código Kid São Bernardo, que ensina programação para crianças e adolescentes por meio de jogos, com professores ao vivo e online, os pequenos criam seus personagens, desenvolvem histórias superdivertidas e depois programam em diversas plataformas! Este é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para tornar a educação mais acessível, inclusiva e engajadora aos alunos.

Preocupações de pais e educadores

A adoção da IA na educação tem o potencial de transformar o processo de aprendizagem, tornando-o mais eficaz e personalizado. No entanto, pais, educadores e demais profissionais de área possuem diversas preocupações sobre o desenrolar do uso da IA na educação, como a perda da criatividade e pensamento crítico.

As preocupações em relação à educação e IA devem tratadas de forma transparente e aberta, com diálogos envolvendo benefícios, riscos, oportunidades e alternativas para direcionar para cada situação e contexto.

Assim como os conteúdos massivos da internet que conhecemos há alguns anos, com a IA neste momento, se faz ainda mais importante ensinar os alunos a utilizá-la como fonte de conhecimento, incentivando-os a avaliar seu conteúdo sempre de forma crítica e autônoma.

Conclusão

As Edutechs, em franca expansão, lideram a jornada de transformação do ensino. Seu foco é claro, oferecer novas possibilidades de aprendizado, moldar uma educação cativante, personalizada e acessível a todos. Estas empresas estão redefinindo o conceito, o formato de aprendizado, e o cenário educacional no Brasil e no mundo, oferecendo não só oportunidades de um novo ensinar e aprender, mas uma experiência envolvente e inclusiva para alunos, pais e professores.

*Tatiana Ribeiro é CEO da Código Kid de São Bernardo do Campo

27 de novembro de 2023