Poupatempo realizou quase 40 milhões de atendimentos nos cinco primeiros meses deste ano  

Canais digitais, responsáveis por 85% da demanda, oferecem 210 opões de serviços onde e quando o usuário quiser 

Entre os meses de janeiro e maio deste ano, o Poupatempo contabilizou 38 milhões de atendimentos, sendo 32,4 milhões pelos canais eletrônicos, aproximadamente 85% do total, e outros 5,6 presencialmente, nas mais de 140 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo.  

Atualmente, o portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital e os totens de autoatendimento já oferecem 210 opções de serviços eletrônicos. A meta é chegar a pelo menos 240 até o fim deste ano.  

“O governo paulista tem trabalhado para ampliar as opções de atendimento público às pessoas, seja com o plano de expansão do Poupatempo, que mais que dobrou o número de unidades físicas no Estado, quanto pelos canais digitais, que o usuário pode acessar sempre e onde quiser”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, que administra o Poupatempo. 

Os serviços mais procurados no Poupatempo este ano são os relacionados à carteira digital de vacinação contra a Covid-19. Nos cinco primeiros meses, foram mais de 9,2 milhões de acessos às funcionalidades da carteirinha. Logo em seguida, opções de consulta do Detran.SP, como pesquisa de pontuação na CNH e CRLV-e, o licenciamento digital, correspondem a 5,8 mi e 4,6 mi acessos, respectivamente. Já a consulta de IPVA e de CNH, como solicitações de renovação e de segunda via do documento, somam mais de 2 milhões cada. 

Nos 146 postos físicos do Poupatempo, o RG é o documento com maior procura, com 2,1 milhões de solicitações este ano. Seguido pela CNH, com quase 1 milhão de atendimentos. Para ser atendido presencialmente, o cidadão deve agendar data e horário gratuitamente, também pelos canais eletrônicos que o programa oferece. 

“Percebemos, desde a ampliação dos serviços online, que as pessoas estão cada vez mais dispostas a resolverem suas questões com a praticidade e segurança que o atendimento eletrônico proporciona. Por isso, implantamos este ano dois postos para atendimento digital, onde o cidadão que não possua acesso à internet ou que prefira obter ajuda de um colaborador do Poupatempo para esse primeiro contato possa ter sua solicitação atendida”, afirma Murilo Macedo.  

As unidades 100% digitais ficam na capital paulista e em Campinas. Em São Paulo, o posto atende na sede do CREA-SP, à Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1059 – Pinheiros. E em Campinas na Avenida Anchieta, 200 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h. 

21 de junho de 2022
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