Professores da rede municipal de Ribeirão Pires participam de formação da UFABC

Extensão é voltada aos educadores de ciências; parceria é pioneira no Grande ABC

Cerca de 50 professores de ciências da rede municipal de ensino participaram da aula inaugural da formação “Práticas Pedagógicas em Educação Científica nos anos iniciais”, que é fruto de parceria entra a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires com a UFABC (Universidade Federal do ABC). O encontro ocorreu no início da tarde desta terça-feira (9), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro.

Com a presença do secretário de Educação e Cultura, João Favaro, e do vice-prefeito, Rubão Fernandes, o evento também recebeu o professor da UFABC Leonardo José Steil, um dos idealizadores do curso. A palestra de abertura, entretanto, ficou sob responsabilidade do professor de biologia da Universidade Thiago Marinho Del Corso.

“Com essa formação, tenho possibilidade de ensinar o que acredito aos professores e que estes possam passar isso para os estudantes. Esse curso de extensão nasceu de conversa com a sociedade, com os professores. Ele vai servir para que o professor possa se empoderar para falar de ciências com seus alunos”, declarou Del Corso.

Com a aula inaugural, a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires mantém a atuação pioneira, junto da UFABC, entre os municípios da região que realiza esse tipo de formação com seus educadores.

Ao todo, mais de 200 vagas serão reservadas aos professores de ciência que atuam na rede municipal e que poderão ter acesso a conteúdos específicos que serão usados em sala de aula ou até fora da escola, junto dos estudantes. A capacitação terá três módulos: Experimentação em Ciência – Matéria e Energia; Experimentação em Ciências – Terra e Universo e Experimentação em Ciência – Vida e Evolução. O curso também prevê cerificação dos educadores.

A formação contará atividades com diversos conteúdos que fogem ao comum das maneiras que são abordadas na sala de aula. O professor poderá ensinar o tema proposto por meio de metodologias ativas e vivências de campo, por exemplo.

Durante o ano passado, e em atuação pioneira em toda região do ABC, a Prefeitura de Ribeirão Pires participou da formação da UFABC, com 30 educadores. O foco principal também era a capacitação de profissionais que atuavam no Ensino Fundamental I.

11 de abril de 2024