Santo André é a primeira cidade de SP a aprovar PL dos Povos Tradicionais de Matriz Africana

A Câmara de Santo André aprovou nesta terça, 16, o projeto de lei que reconhece os Povos Tradicionais de Matriz Africana e torna suas práticas e seus saberes ancestrais como patrimônio cultural de natureza imaterial na cidade. 

Até o momento, a cidade do Grande ABC é a única no Estado de São Paulo a aprovar este tipo de projeto, que é uma luta e uma reivindicação da população negra no Brasil. O PL, aprovado por unanimidade nas duas votações, segue agora para análise do executivo. 

“A palavra que sintetiza esse momento é reparação! É o reconhecimento das nossas tradições dentro do contexto do holocausto da escravidão. A aprovação desse projeto traz luz a todo o processo por reparação histórica”, afirmou Iyálòrísá Adriana d’ Omolu. 

De acordo com o projeto, de autoria do vereador Ricardo Alvarez (PSOL), os POTMAS “não se constituem em uma unidade homogênea, mas em uma diversidade integradora” e a sua “relação com o sagrado é um dos elementos que constituem a complexa dimensão do conceito…” 

“É um dia histórico para Santo André e uma grande vitória do movimento negro aqui do ABC, porque simboliza o reconhecimento do papel que essa população teve na construção da nossa cidade e da região do ABC”, comemorou Alvarez. 

19 de abril de 2024