Sebrae-SP promove Rodada de Negócios em São Bernardo

Encontro realizado na Associação Comercial reuniu empreendedores e empresas âncoras dos setores de alimentação, construção civil e metalmecânica    

O Sebrae-SP, por meio da unidade do Grande ABC, promoveu na manhã desta quinta-feira (6/11) uma Rodada de Negócios em São Bernardo do Campo. O evento, realizado na sede da Associação Comercial do município, reuniu 32 empreendedores da região que apresentaram seus produtos e serviços a quatro empresas âncoras de médio e grande porte dos segmentos de alimentação, construção civil e metalmecânica.    

De acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP, Caio Ito, o principal objetivo da ação é aproximar os pequenos negócios das médias e grandes empresas.  “Na atividade de hoje o foco não é gerar negócios diretos, mas sim aproximar e fazer as empresas apresentarem seus produtos e serviços”, explica.    

A Rodada de Negócios integra o projeto Nova Indústria Grande ABC, desenvolvido em parceria com o Sebrae-SPSenaiConsórcio Intermunicipal do Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Braskem. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva local por meio de ações de capacitação, articulação e fomento a oportunidades de mercado.    

Para o secretário-executivo do Consórcio e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo Silva, a atividade é fundamental para consolidar o ecossistema empresarial da região. “Nós conectamos o problema com a solução. Temos todos os atores aqui da região para fomentar as soluções em todas as áreas. Por isso, a parceria do Sebrae com o Consórcio e a Agência é de extrema importância”, afirma.    

Mão dupla  

O diretor da Gráfica Impresus PrintRaoni Martins, participou pela primeira vez de uma Rodada de Negócios. Representando a empresa sediada em Santo André, ele apresentou seus serviços, que vão de cartões de visita e banners a sinalizações, à empresa Braskem. “A experiência está sendo importante. Destaco as possibilidades de abrir novas portas no mercado do Grande ABC”, comenta.    

Já Barbara Pinhatti, analista de suprimentos da Braskem, responsável pela contratação de serviços para as unidades industriais de São Paulo e Rio de Janeiro, destacou a importância do encontro para a identificação de novos fornecedores locais. “A rodada é interessante para conhecer possíveis parceiros próximos das regiões onde estamos instalados. Isso ajuda muito na questão de atendimento, custo logístico e disponibilidade. Além disso, é uma forma de impulsionar pequenas empresas. Nós temos programas de fomento local e essa aproximação é essencial”, afirma. 

7 de novembro de 2025