Sustentabilidade: Veja 5 franquias que usam energia solar

Semana do Meio Ambiente reforça iniciativa de que usar energia a partir de uma fonte renovável é também uma preocupação para empresas do Franchising

5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, que conscientiza a sociedade sobre a importância dos cuidados com o planeta e como práticas sustentáveis possibilitam sua existência. O Brasil, em 2021, entrou para o grupo de 15 países que são líderes em capacidade instalada de energia solar no mundo. Um levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) mostra que há potencial para números ainda maiores em 2022, já que a geração distribuída fotovoltaica vem crescendo cerca de 230% ao ano no Brasil, desde 2020.

A crescente é resultante da grande preocupação das empresas que investem em práticas mais sustentáveis e, por conseguinte, reduzem seus custos. As ações passaram a fazer parte do mundo do franchising e fez marcas apostarem em iniciativas de eficiência energética. Para mensurar os ganhos de escala do uso de energia solar em território nacional, dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que os sistemas solares no Brasil representam mais de 70% de toda a potência da usina hidrelétrica de Itaipu, considerada a segunda maior do mundo e eleita a maior da América Latina.

Investir em instalações de placas fotovoltaicas, ou seja, na geração de energia limpa a partir da conversão do calor do sol em eletricidade, além de ser uma fonte renovável, possui baixa necessidade de manutenção e uso de equipamentos utilizados com elevada durabilidade. As vantagens do investimento fizeram muitas empresas se movimentarem e contribuir na redução dos impactos ambientais, como a seguir:

5 Franquias que investem em energia solar:

Minds Idiomas

Na sede matriz da Minds Idiomas, em Maringá, no Paraná, foram instalados painéis solares. A iniciativa incentivou os demais franqueados, como os de Campina Grande, já que tal ação gera mais economia e um comprometimento com o ecossistema. De acordo com o Portal Solar, maior site de energia solar do País, a utilização de energia solar pelas empresas gera uma economia de 50% e 95% na conta de luz. Para Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas, acreditar na força da sustentabilidade é tornar o mundo melhor. “Visamos no bem-estar dos clientes, funcionários e do ecossistema. A Minds Idiomas investe em ações sustentáveis resultando em economia e conscientização com o meio em que se insere”, relata Leiza. Com um ambiente inovador é possível tornar sinérgica a cultura organizacional com os valores do coletivo. Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Akatu e pela GlobeScan, em 2020, 79% das pessoas acham importante que empresas não agridam o meio ambiente.

CEBRAC

O CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), do segmento de educação, é referência no uso de Energia Solar. O movimento começou com o Grupo Adamantium, que conta com oito unidades da rede, sendo cinco com usina solar — as de Governador Valadares, em Minas Gerais; Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro; Caruaru, em Pernambuco; Teófilo Otoni, também em Minas Gerais; e Itabuna, na Bahia. A próxima será a de Arapiraca, em Alagoas. “Cada um desses projetos foi idealizado com estimativa para produção de 110% sobre nossa média de consumo. A produção funciona como uma conta corrente, somando a produção e reduzindo o consumo, pois sabemos que tem meses que produzimos mais e até mesmo consumimos mais”, disse o franqueado Márcio Magalhães Casagrande. “Assim buscamos a sustentabilidade e a economia junto às nossas unidades”,

complementa.

Água Doce Sabores do Brasil

A Água Doce Sabores do Brasil, rede de restaurantes de gastronomia brasileira com 80 unidades, sempre busca ações que promovam a economia de energia, água e soluções que auxiliem no dia a dia dos restaurantes em benefício aos franqueados. A franqueadora incentiva a instalação de placas voltaicas para geração de energia solar proporcionando benefícios para toda a cadeia produtiva da rede, aos franqueados quando aderem ao projeto, para a imagem da marca e para os clientes, reafirmando o posicionamento da marca e seus valores que incentivam a preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais.

Calçados Bibi

Referência no segmento calçadista com duas fábricas e mais de 140 operações, a Bibi elabora com frequência o inventário de emissão de gases de suas operações industriais, faz a aquisição de energia elétrica oriunda de fontes renováveis, além de investir em projetos de conscientização ambiental junto aos stakeholders da marca. Por comprar energia de fontes sustentáveis, a Bibi faz parte do Programa PERFIL Sustentável, que é pioneiro no Brasil em proporcionar reconhecimento pela contribuição ambiental e social proporcionada pelas empresas enquadradas no Mercado Livre, que compram energia de fontes alternativas. Seguindo uma metodologia aceita internacionalmente, o programa contabiliza os gases de efeito estufa (GEE) regulados pelo Protocolo de Quioto que deixaram de ser emitidos pela marca, certificando-a com o selo PERFIL Energia + Limpa. Desde que está no Mercado Livre, a rede já deixou de emitir 1.322,717 (tCO2e) na atmosfera, o que corresponde ao plantio equivalente de 3.422 árvores. A Bibi foi a primeira calçadista a conquistar o Selo Origem Sustentável na categoria Diamante, que reconhece e comunica o desempenho e a responsabilidade da marca frente a um mundo mais sustentável.

Grupo Kyly — Milon

No Grupo Kyly, que é detentora da marca Milon, a energia utilizada no processo produtivo é proveniente do mercado livre do tipo i5 – Incentivada 50%, o que significa que, no mínimo, metade dela vem de fontes renováveis. O Grupo tem sede localizada em Pomerode, no interior de Santa Catarina, e é hoje a maior empresa de vestuário infantil do Brasil. Detentor de cinco marcas e parceiro de uma empresa de jeans infantil, o grupo possui produção anual de 31 milhões de peças e atua de forma verticalizada, contando com sua própria Fiação, a Fio Puro, considerada uma das mais modernas da América Latina

Ao pensar em empreender, opte por franquias que investem em práticas sustentáveis. Assim, sua empresa terá redução de custos e proteção contra a inflação energética!