Velas e produtos home care deixam de ser luxo e se tornam necessidade

Com a pandemia da COVID-19, o lar se tornou sinônimo de ‘local seguro’, enquanto o ambiente externo se tornou ‘hostil’

O cuidado com a casa ganhou nova importância com a chegada da pandemia. Se antes as pessoas o viam como uma obrigação e, por isso, realizavam o básico, a partir de 2020, o pensamento mudou, com as tarefas domésticas ganhando o status de necessidade, segundo estudos da Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo.

De acordo com a multinacional, as pessoas passaram a olhar mais para o lar como um local seguro, enquanto, o ambiente externo passou a ser visto como “hostil”. Assim, passaram a buscar maneiras de fazer com que a casa ficasse mais agradável, segura e acolhedora, o que impulsionou o mercado de velas e produtos de home care.

“Nos últimos anos, tivemos a oportunidade de nos conectar mais com a nossa casa, fazendo com que prestássemos mais atenção nos nossos ambientes e nas nossas emoções. E os produtos que perfumam o ambiente são essenciais para trazer essa conexão”, comenta Priscila Testahy, Gerente de marketing do setor de Fragrâncias da Takasago.

Estudos pioneiros da Takasago, iniciados há mais de 40 anos, mostram que os cheiros têm influência direta nas nossas sensações e nas saúdes física e emocional. Assim, tornando-se componente de um estilo de vida que preza pelo bem-estar, a limpeza passa a ser parte de uma rotina que transforma o cuidado com a casa em uma atividade de aconchego e felicidade.

Desta forma, algumas tendências de fragrâncias em alta são pautadas em ingredientes que trazem uma conexão e benefícios agregados de bem-estar, como, por exemplo, a lavanda e as amadeiradas.

Air care ganha força no Brasil

O segmento de velas aromáticas no Brasil está migrando de produtos que trazem funcionalidade para os que promovem a sensação de bem-estar, o cuidado e as emoções.

A fragrância tem a função primordial de transmitir sensações de bem-estar, proporcionando diferentes energias, de acordo com o estado de espírito do indivíduo, levando a pessoa, em momentos específicos, a acender velas para remeter às sensações que deseja.

Hoje, o Brasil é o nono colocado no ranking mundial de air care e deve ultrapassar a Itália, na oitava posição, ainda este ano, com a previsão de tomar o sétimo lugar da Alemanha em 2025. O pódio é composto por Estado Unidos, em primeiro, Japão, em segundo, e Reino Unido, em terceiro, segundo os dados do Euromonitor 2021.

As principais tendências são a sustentabilidade, a biodegradabilidade e ingredientes de fontes renováveis, que trazem, entre outros elementos, a cera de coco sustentável e base de plantas.